JavaFX Composer

OLÁ =D

De volta ao blog (estou muito ocupado com o mestrado) para dar uma ótima notícia!

Finalmente um editor visual para JavaFX que preste! Não é uma Brastemp mas já é muito bom!

Ele é baseado em estados, cada estado do seu programa pode ter componentes diferentes ou configurações diferentes dos componenetes padrão. Whaaaaat??? Não entendeu né? Eu explico.

Imagine que sua aplicação seja um instalador do estilo next>next>next>finish. Você precisa dos botões de next, previous e finish, digamos que tenha uma imagem constante no topo da tela de instalação e o conteudo central da janela muda a cada tela. Com o JavaFX Composer, vc não precisa alternar quais componentes são visiveis em cada tela, vc simplismente cria uma única versão dos componentes com as características básicas (imagem no topo, botao na parte de baixo), e define suas “especialidades” de cada estado. Então, por exemplo, o botao “previous” vai estar desabilitado no 1º estado e habilitado nos outros, o botao “finish” vai estar habilitado apenas no último estado, apenas no 2º estado vai aparecer 3 checkboxs. Tudo isso vc configura visualmente em cada estado, e o código gerado pelo Composer se vira pra alternar entre as configurações dos componentes em cada estado.

Pelo que vi, voce pode fazer qualquer alteração (tamanho, posição, texto, layout, …) em um componente de um estado para outro, incluindo a execução de eventos (onClick, onPressed, …) diferentes para cada estado.

Vejam esse vídeo e entendam o que estou falando:

Para rodar o Composer vc precisa do NetBeans 6.8 (devidamente configurado com JavaFX) e instalar o plugin do Composer pelo gerenciador de plugins (inclusive ele vem com alguns exemplos).

Em breve faço algumas coisas com o Composer e mostro aqui!

o/

2 Responses to “JavaFX Composer”


  1. 1 Álan Livio 19/12/2009 às 13:09

    Vou dar uma olhada Rafael. Vlw pela dica.

  2. 2 Robson 03/05/2010 às 21:17

    Legal Rafael,

    poderia me explicar como eu faço para montar telas diferentes em arquivos difrentes a integrálos pois todos os exemplos que encontro é tudo feito ém um unico arquivo e isso complica se a aplicação crescer muito.

    Desde já agradeço.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: