alto nível ou altíssimo nível?

hj conversei com um amigo experiente em programaçao (utiliza muito java como eu), a gente começou a conversar sobre algumas linguagens de altissimo nivel (ruby, python, etc) e linguagens fracamente tipadas (php, javascript).

Concordamos que nao gostamos nem um pouco de linguagens sem tipos bem definidos! gostamos de saber oq eh int, o que eh float, o que eh string, etc… nao simplesmente um var pra tudo! Talvez sejamos programadors a moda antiga que precisamos compilar nossos codigos corrigindo muitos dos erros em tempo de compilaçao.

Eu prefiro trabalhar assim que deixar os inevitaveis erros pra hora da execuçao. Gosto de saber o tipo de cada variavel que estou manipulando, gosto que o compilador me obrigue a fazer casting para converter tipos! Dessa forma tenho mais controle sobre o que estou fazendo e elimina muitos dos erros.

Mas tambem sei que nao posso pensar soh assim… existem situaçoes de altissimo nivel que o programador nao precisa ficar se preocupando com os tipos ou perdendo tempo fazendo conversoes. Realmente linguagens de altíssimo nível ajudam muito em sistemas simples, ou que lide com poucos tipos. Mas concordei novamente com o meu amigo que eh bom o programador controlar em baixo nivel o que está acontecendo no seu codigo!

Eu particularmente trabalho com codigo que precisa ser otimizado, e as vezes crio minhas proprias estruturas de dados (arvore principalmente) em vez de utilizar as implementações prontas da API Java. As estruturas de dados de java sao otimas, genericas, etc… mas as vezes esse monte de caracteristicas pode reduzir um pouco a velocidade, e minhas implementaçoes simples acabam sendo mais rapidas que as da API java (exatamente porque sao implementaçoes simples sem os varios recursos das estruturas da API java).

talvez eu goste de trabalhar com linguagem de alto nivel (em vez de altissimo nivel) porque foi a primeira linguagem que aprendi (java e depois c, recentemente que utilizei algumas linguagens de altíssimo nivel ou nao tipadas). Programadores web possivelmente discordam de mim, talvez porque jah começaram no mundo da programaçao com linguagens de altissimo nivel fracamente tipadas!

qual das duas eh melhor? acho que cada nivel de abstraçao tem seu lugar e se adequa melhor a certas situaçoes. cabe ao programador saber qual a melhor a utilizar no seu projeto! =)

1 Response to “alto nível ou altíssimo nível?”


  1. 1 criação de sites personalizados 03/12/2015 às 14:12

    I think the admin of this website is actually working hard for his
    web site, because here every information is quality based stuff.


Deixe uma resposta

