Porque EU escolhi o PS3? (parte 1)

Oi gente, tudo blz? =D

Depois de muito tempo sem postar, volto hoje com um post contando os motivos da minha escolha pelo PS3 em vez do XBox 360, ou o Wii ou mesmo o meu querido PC.

Antes de comprar meu PS3 (em janeiro desse ano), pesquisei muito, vi vídeos, li artigos, pensei, pesquisei novamente, pensei mais um pouquinho e só então decidi! =D

Lembrando que esse são os MEUS motivos para escolher o PS3, o que não significa que ele é o melhor console dessa geração! Ele é sim o melhor console PARA MIM! O XBox 360 pode ser o melhor console para você, o Wii o melhor para o seu filho, o PC o melhor para o seu primo, e por ai vai. Cada plataforma (consoles, pc e portáteis) pode ser a melhor opção pra cada pessoa, saiba escolher a melhor baseado no seu gosto e nas suas necessidades. Por isso que acho que essa guerra entre sonystas e caixistas é ridícula!

Comecei a fazer esse post e percebi que não ia terminar nem tão cedo. Então, resolvi quebrá-lo em algumas partes.

Vamos então aos primeiros motivos…

1º – Porque um console?

Antes de decidir sobre o PS3, tive que decidir se mudaria para um console ou continuaria jogando no PC.

O grande problema de ser um gamer de PC são as “constantes” atualizações que você precisa fazer no seu hardware (principalmente placa de vídeo) para poder jogar os lançamentos. Isso é um problema pelo menos pra mim que não tenho dinheiro sobrando!

Fazendo algumas contas, vi que a longo prazo, um console era a melhor opção, porque não exigia upgrades, e duraria vários anos (vide a longevidade do Ps2).

Então, decidi que iria comprar um console e parar de jogar no PC. Quando decidi isso, coincidiu com uma época que precisava muito de um notebook. Então, resolvi vender meu desktop, comprar um notebook memória e processamento suficientes sem me preocupar com placa gráfica. Ou seja, compraria um notebook mais modesto, que atendesse todas as minhas necessidades computacionais, e deixaria pra investir em um console (ainda não tinha certeza de qual). E foi isso o que fiz! Escolhi um dual core de 3GB de RAM e fiquei feliz da vida =D.

2º – Porque não um Wii?

Agora começava minha busca pelo console da nova geração!

Sempre gostei mais da diversão do que dos gráficos nos jogos, então o Wii (com gráficos inferiores) seria uma ótima opção para mim. Ainda mais com o Wiimote, o controle revolucionario com sensor de movimentos que a grande Nintendo inventou!

O trunfo do Wii eram seus jogos casuais aliados ao seu controle bem intuitivo. Mais intuitivo pra jogar tenis que simular o movimento da raquete, só se você tiver uma raquete! Opa, mas você pode encaixar uma raquete no seu Wiimote!!! Também pode usar outros acessórios incluindo pistolas, volantes e até sabres de luz! =D

Só que o trunfo foi também o problema do Wii. Que ganhou muitos jogos casuais, e poucos jogos mais hardcore. Também achei o Wii ótimo para jogar entre amigos, é realmente muito divertido! Mas para jogar em casa achei que eu iria cansar rápido.

Outro problema foi o Wiimote. Ué? Mas o Wiimote não era a revolução do Wii???

O problema é que a Nintendo vendeu o Wiimote como muito mais do que realmente era. O sensor de movimentos tem pouquissima precisão. E em vez de fazer o movimento de uma raquete de tenis, você podia simplesmente dar uma chacoalhada qualquer no controle que seu personagem iria fazer o mesmo movimento. Também foi muito decepcionante ver que meus socos no ar não eram seguidos pelo pergonagem no jogo de boxe. =/

Então, com o fator diversão bem reduzido (pra mim), exclui o Wii das minhas opções! Sobrando apenas o PS3 e o XBox 360.

3º – A questão dos jogos piratas

Antes de decidir que mudaria para os consoles, achava o XBox 360 a melhor opção exatamente porque permitia a utilização de jogos piratas. Vamos falar sério! Os preços dos jogos originais no Brasil são altíssimos! Com os impostos que o governo cobra, estão praticamente incentivando a pirataria! Mas isso não vem ao caso aqui, o fato é que eu iria escolher o XBox 360, mas ai veio a onda de banimento…

Essa onda de banimento no XBox 360 é algo bem polêmico. Pode-se dizer que a Microsoft sempre permitiu a pirataria no XBox 360. Afinal ela sempre soube da pirataria, mas nunca fez nada. Não fez nada porque é boazinha? Não! A Microsoft fez isso como estratégia para popularizar seu console. E depois, quando muita gente já tinha o XBox 360, ela começou a banir os usuários com o console destravado da Live (rede online do XBox 360). Li até que poderia limitar algumas funções do HD do console. A Microsoft tinha todo o direito legal de banir essa galera, e poderia ter banido desde o começo, mas o fez depois que conseguiu popularizar seu console. E ainda pior, fazia ondas de banimentos dias após lançamentos de grandes jogos (como Modern Warfare 2), ou seja, depois que muita gente comprava consoles especialmente para jogar esses lançamentos, a Microsoft fazia uma onda de banimento.

Novamente digo que a Microsoft tinha todo o direito legal de fazer isso. Mas mostra uma falta de respeito com seus consumidores (de consoles). Diferente da Sony, que foi justa que sempre lutando contra a pirataria no Ps3. Uma política coerente, mesmo que rigorosa, é um sinal de respeito ao consumidor.

E com essa história de banimentos decidi que iria partir para jogos originais. Mas não são muito caros?

Jogos originais são caros sim. Mas nas minhas pesquisas, li um artigo (não lembro qual) que abriu minha cabeça. Resumindo, ele dizia: “É melhor ter poucos jogos caros que você os aproveita melhor e dá mais valor a eles, do que ter vários jogos piratas que muitas vezes você não tem tempo para terminá-los e alguns você nem joga”. Percebi que isso se encaixava perfeitamente no meu caso. Principalmente porque eu teria pouco tempo livre (devido ao mestrado e trabalho) para jogar, e que não adiantaria ter um monte de jogos piratas se não teria tempo para jogá-los.

Agora pensando apenas em jogos originais (que possuem praticamente o mesmo preço no PS3 e no XBox 360), comecei a comparar os 2 consoles. E veio o principal diferencial PRA MIM entre os dois consoles…

4º – Os jogos exclusivos

Se tem uma coisa que vende console, são os jogos exclusivos! Também conhecidos como “killer apps”. Que no caso dos consoles, são aqueles jogos exclusivos que fazem o jogador optar por uma plataforma ou outra.

Fiz uma pesquisa dos jogos exclusivos de cada console que EU gostaria muito de jogar:

Exclusivos do PS3:

  • Metal Gear Solid 4 – Esse era o jogo que mais queria jogar. Principalmente porque acompanho a série desde o primeiro MGS lá do primeiro Playstation.
  • Uncharted 1 e 2 – Vou apenas indicar este vídeo que vi na época e achei fodaralhaço! Não preciso falar mais nada né?
  • God of War 1, 2 e 3 – Nunca joguei nenhum God of War, mas só ouço falar bem e vejos ótimos vídeos com batalhas épicas contra deuses gigantescos, mortes violentamente lindas, e história sensacional! =D
  • Heavy Rain – Pelo que lí, seria uma evolução do jogo “Indigo Profecy” que achei sensacional! Um filme jogavel!

Exclusivos do XBox 360:

  • Left 4 Dead – Jogo de matar zumbis atletas from hell onde 500 zilhões deles vem correndo pra cima de você e sua equipe. Matar zumbis é sempre uma ótima diversão. =D
  • Fable II – Joguei o primeiro Fable e achei sensacional. É um RPG pela idéia de evoluir o personagem. Mas são suas ações que evoluem o personagem, não um monte de números, configurações e itens.
  • Alan Wake – Na época o jogo ainda estava sendo produzido e prometia revolucionar e bla bla bla. Mas depois que vi o lançamento… nheem ¬¬

Foram os exclusivos que me fizeram decidir pelo PS3. “Ahh mas você nem colocou Halo, nem Gears of War, nem Mass Effect”. Não coloquei porque esses exclusivos não me atrairam nem um pouco. Não sou muito fã de FPS. Prefiro jogos TPS (Third Person Shooter) ou de plataforma. E também gosto de boas histórias, por isso que coloquei Alan Wake, e uma guerra contra alienígenas não é história, é desculpa pra dar tiro!

Depois de analisar os exclusivos de cada console, reparei que a maioria dos exclusivos do XBox 360 eram FPS. Os exclusivos do PS3 possuem estilos mais variados, e mais jogos de aventura (que gosto mais).

Então decidi pelo PS3 porque os jogos exclusivos ME agradam mais. Se você gosta mais de FPS, sugiro optar pelo XBox 360.

5º – Só isso???

Bem… existem vários outros motivos que REFORÇARAM minha escolha pelo PS3, e esses motivos que vou deixar para o próximo post pq esse já está bem grande…

7 Responses to “Porque EU escolhi o PS3? (parte 1)”


  1. 1 Roger 30/06/2010 às 11:20

    Muito bom post Raphael!
    Concordo muito sobre o que voce falou sobre poucos jogos originais ao inves de muitos jogos piratas. Acho que li isso em algum lugar tb, seria no http://www.hbdia.com?

    Enfim, tambem acho que se fosse comprar um console seria o ps3 =D

  2. 2 Raphael Marques 30/06/2010 às 11:50

    Eu li isso em algum lugar mesmo e concordei, mas faz mto tempo e não lembro onde. =D (mas nao foi nesse site nao)

  3. 3 jorge 28/09/2010 às 15:13

    cara!eu tava entre o wii e o xbox 360,o ps3 saiu da minha lista éra so travado e eu num gosto de jogar online então comprei o xbox 360.muito legal mesmo halo 3é otimo e discordo doque se disse dos fps “E também gosto de boas histórias, por isso que coloquei Alan Wake, e uma guerra contra alienígenas não é história, é desculpa pra dar tiro!” nada a ver pq o halo tem uma estoria bem legal e a gears me comoveu pq a parte da maria fez eu chorar(mas eu acho q vc numca jogou) vc axa q o god of war seria legal se fosse só bater nos caras? ñ segal é o geito de derrotar seus inimigos senão seria uma merd…
    então se for analizar um jogo joga ele né(sem ofender mas é o q eu acho)voltando comprei o x360 adorei e agora vou comprara um wii

  4. 4 Raphael Marques 30/09/2010 às 16:58

    Respondendo ao Jorge:

    Que bom que você decidiu por um dos consoles e gostou dele!
    Se eu não quisesse jogar online provavelmente teria optado por um XBox 360 desbloqueado.

    Primeiro queria te lembrar que destaquei em alguns pontos do texto (até no título) que essa era a MINHA opinião, então era algo totalmente parcial. Por isso se você não concorda com algo que eu disse, tudo bem, que bom que você tem sua própria opiniao, e podemos até gerar uma boa discussão sobre o assunto =D

    Sobre alguns pontos do seu comentário:

    “nada a ver pq o halo tem uma estoria bem legal ”
    Acredito que possa ter uma estória bem legal sim (joguei um pouco no PC) mas achei o ingame repetitivo. Como naturalmente não gosto de FPSs, o jogo tem que ter algo bem diferente pra atrair minha atenção.

    “vc axa q o god of war seria legal se fosse só bater nos caras?”
    God of War seria um lixo se fosse só bater nos caras! E realmente boa parte da minha vontade de jogar God of War é pela parte de enfrentar os chefões gigantescos, as lutas violentamente maravilhosas, e toda a epicidade das CGs. \o/ Fora isso, o “hack and slash” é chato mesmo.

    “halo e gears … mas eu acho q vc numca jogou”
    Joguei os 2 no PC mas não terminei nenhum porque achei a jogabilidade repetitiva. Apesar da jogabilidade do Gears of War ser muito fodona, vc sempre faz a mesma coisa o jogo todo! Os jogos FPS que mais gostei foram os dois Modern Warfare que te coloca em situações diferentes, em ambientes diferentes. Outro que estou gostando também agora é Battlefield: Bad Company, alguns momentos são repetitivos, mas tem outros diferentes. Eu dou muito valor à jogabilidade (a de Gears of War é fantastica) mas também à variação de situações (que se não for proporcionada pelo jogo pode ocorrer só por estar jogando online com pessoas de verdade)

    “então se for analizar um jogo joga ele né(sem ofender mas é o q eu acho)”
    Então, joguei um pouco dos jogos no PC.

    o/

  5. 5 Clodoaldo Brasilino 21/01/2011 às 11:34

    Opa Raphael, blz?

    Então cara… to passando pela mesma coisa que você. Penso em comprar um console, mas não sei qual.

    Tenho um cunhado meu que tem um Xbox 360 e um PS3 (e um PS2 também, tremendo dum viciado), e outro que tem um Xbox 360. Todos eles estavam comentando a mesma coisa que você. Exclusividades, Wii não parece diversão a longo prazo, jogos piratas…

    Eu, assim como voce optou, estou preferindo o PS3. Nossa, o God of War 3 é lindo! E o PS3 também traz outra vantagem legal sobre os outros: é um Blue-Ray Player. Então se você já comprou aquela TV Full HD e tá irado porque o Blue-Ray Player mais barato do mercado é R$600,00 ou R$700,00, vem o PS3 e serve como um grande diferencial na hora da compra do console.

  6. 6 Raphael Marques 21/01/2011 às 11:39

    Lembrando que pra aproveitar melhor o Blu-Ray tem que comprar o PS3 Americano pra poder rodar os BD daqui, já que é protegido por área.

  7. 7 Luiz Pestana 19/06/2011 às 23:41

    Eu tenho ambos, o PS3 dá show!!!


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

