Python como sua super calculadora!

Hoje vou fugir um pouco do tradicional (Java) e vou falar um pouco sobre Python. Isso mesmo, Python!

Mas porque eu que só programo em Java iria falar de Python? Porque? PORQUE???

Simplesmente porque Python também é útil na vida de um pesquisador que programa em Java!

Eu vou falar aqui do quanto Python está sendo útil pra mim nesses últimos tempos (calma, não to falando de 2012) que estou finalizando meu mestrado.

Essa história começou quando assisti a uma palestra do Yuri Malheiros falando sobre Python. Achei bem interessante, facílimo de programar, e só! Não me empolgou tanto. Depois de um tempo, a Sun lançou o JavaFX e fiquei admirado com as facilidades que o JavaFX Script oferecia! Mas pensei, o Python também é fácil assim, mas o JavaFX Script é tipado! =D

Para exemplificar essas facilidades, vou mostrar como criar uma função que recebe um array e retorna um outro array com os quadrados de cada elemento, em seguida uso essa função para saber os quadrados do array [4,8,15,16,23,42], tudo isso tentando economizar o máximo possível de código:

Em Java:

public class Quadrado{
    static int[] quadrado(int[] array){
        int[] resultado = new int[array.length];
        for(int i = 0; i < array.length; i++)
            resultado[i] = array[i] * array[i];
        return resultado;
    }
    public static void main(String[] args){
        System.out.println(Arrays.toString(
            quadrado(new int[]{4,8,15,16,23,42})))
    }
}

Em JavaFX Script:

function quadrado(array: Integer[]){
    for(i in array) i*i;
}
println(quadrado([4,8,15,16,23,42]));

Em Python:

def quadrado(array):
    return [i*i for i in array]
print(quadrado([4,8,15,16,23,42]))

O quadrado desses números dá pra fazer “na mão”, mas imagine que vc precise saber o quadrado de muito mais números, e números bem maiores, é mais fácil fazer um programa que calcule isso que usar a véia calculadora do Windows.

Fazer essa simples operação em Java é bem chato! Você tem que escrever MUITO código! Em JavaFX Script e Python posso dizer que a facilidade é a mesma, tudo bem simples, nem precisa criar classe alguma!

Mas é na hora de executar o código que Python supera as outras alternativas. Python não precisa compilar, ele é interpretado diretamente, vc testa num único passo, rapidinho! E se vc quiser, nem precisa criar arquivo nenhum, vc pode usar o terminal do Python onde tudo é executado a medida que vc digita!

O modo terminal do Python é uma maravilha para pesquisadores como eu, que precisam constantemente fazer esse tipo de calculo. Usar o terminal do Python como uma calculadora é ótimo! Vc pode fazer as contas simples, como também criar funções e reusá-las!

Olha ai o terminal do python:

Obs: Eu sei que Python não se resume a isso, que pode fazer muito mais coisa, sistemas completos, bla bla bla, eu sei!

Mas só Python faz isso? NÃO! Deve haver outras linguagens e ferramentas com essas facilidades, mas eu conhecia Python, resolvi utilizar e me ajudou MUITO na minha pesquisa.

O importante é vc conhecer as alternativas, saber que outras linguagens podem resolver um pequeno problema que a sua linguagem favorita não resolve ou te dá muito trabalho!

Python me ajudou muito, espero que ajude vcs também! =D

Pra quem se interessou, pode aprender mais sobre Python no site oficial: http://python.org/

About these ads

4 Responses to “Python como sua super calculadora!”


  1. 2 William Antônio Siqueira 26/03/2010 às 08:35

    Também gosto de Python :D

    Aproveite para olhar essa alternativa linha de comando em JavaFX:

    http://www.redmountainsw.com/wordpress/archives/interactive-javafx-script-shell

    Na verdade eu não consegui fazer funcionar, mas tentei pouco, deve ser fácil :D

    []’s


  1. 1 JavaFX | Desenvolvimento de aplicativos avançados de Internet | RIAs Java FX | JavaFX Mobile | JavaFX Desktop Trackback em 16/03/2010 às 13:11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: